UniRegistral anuncia curso – PMCMV – Programa Minha Casa, Minha Vida

PMCMV – Programa Minha Casa, Minha Vida
Lei 11.888/2008 – Assistência Técnica
ASPECTOS PRÁTICOS
A UniRegistral – Universidade Corporativa do Registro, tem o gosto de apresentar curso voltado à especialização profissional visando à capacitação de agentes públicos e privados para enfrentamento dos desafios trazidos pela Lei 11.977/2009, que criou o Programa Minha Casa, Minha Vida e pela Lei 11.888/2008, que trata da Assistência Técnica.
Essas leis preveem a construção de um milhão de casas, com a criação de mecanismos para produção, aquisição e reformas de unidades habitacionais e o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.
Temas de destaque:
- Financiamento imobiliário
- Fundo garantidor
- Registro eletrônico de imóveis
- Gratuidade e benefícios do registro do primeiro imóvel para famílias de baixa renda
- Regularização fundiária de assentamentos urbanos.
- Lei da Assistência Técnica
Informações
Data: 03, 04 e 05 de novembro de 2009 – Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Century Paulista | Paraíso (Metrô Brigadeiro) Rua Teixeira da Silva, nº 647, São Paulo, Capital
Dúvidas: (11) 3107 2531
Reservas de hospedagem: (11) 3882 9977
Público-Alvo
Profissionais de prefeituras que atuam em projetos na área de habitação, advogados, assistentes sociais, engenheiros, arquitetos, incorporadores, oficiais e escreventes de cartórios de notas e de registro, operadores do direito e interessados em geral.
Investimento
Associado ARISP: R$ 1.750,00
Demais interessados: R$ 2.000,00
*Inclui coffee-break e certificado
**Vagas Limitadas
Programa
DIA 3 DE NOVEMBRO – TERÇA -FEIRA | MANHÃ: 9h às12h
Tema 1: Componentes do Programa Minha Casa, Minha Vida:
I. Demanda
II. Aspectos Tributários, securitários, subvenção
III. Fundo garantidor
IV. Atuação das Prefeituras
Palestrantes: INÊS DA SILVA MAGALHÃES, Secretária Nacional de Habitação – Ministério das Cidades. LAIR ALBERTO SOARES KRÄHENBÜHL, Secretário Estadual da Habitação do Estado de São Paulo. CELSO PETRUCCI, Diretor Executivo da Vice-Presidência de Incorporação Imobiliária – Economista Chefe do Depto. de Economia do SECOVI. BENEDITO ROBERTO BARBOSA, Dirigente Nacional da Central de Movimentos Populares.
DIA 3 DE NOVEMBRO – TERÇA -FEIRA | Tarde: 14h às 18h
Tema 2: Registro Imobiliário
I. O “braço forte” da Regularização Fundiária
II. Registro Eletrônico
III. Gratuidades e benefícios
IV. Regularização fundiária
V. Demarcatória urbanística
VI. Aspectos práticos
Palestrante: SÉRGIO JACOMINO, 5º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo.
DIA 4 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA | MANHÃ: 9h às 12h
Tema 3: Regularização Fundiária I:
I. Regularização Fundiária de Interesse Social
II. Regularização Fundiária de Interesse Específico
III. Demarcação Urbanística
IV. Legitimação da Posse
V. Conversão em propriedade por meio da usucapião administrativa
Palestrantes: CELSO SANTOS CARVALHO, Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos – Ministério das Cidades. DR. MARCELO MARTINS BERTHE, Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e Juiz Titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Capital.
DIA 4 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA | TARDE: 14h às 16h
Tema 4: A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e o Programa Minha Casa, Minha Vida:
I. Financiamento e o Crédito Imobiliário
Palestrante: JORGE HEREDA, Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal
DIA 4 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA | TARDE: 16h às 18h
Tema 5: A prática da regularização fundiária:
I. Investigação fundiária (filiação, propriedade etc.)
II. Documentação – memorial, plantas, requerimento, georreferenciamento, etc.
III. Coordenação com o Registro Imobiliário
Palestrantes: PATRYCK CARVALHO, Diretor de Regularização Fundiária – Município de Osasco-SP. ROSANE TIERNO, Secretária Executiva do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU.
DIA 5 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA | MANHÃ: 9h às 12h
Tema 6: Assistência Técnica:
I. A Lei 11.888/2008 – aspectos gerais
II. Como a Lei poderá ser implantada na prática
III. Onde ela poderá contribuir com as “iniciativas” já existentes
IV. O que poderá avançar e qual o papel de cada um, Poder Público, entidades profissionais, os profissionais e as demandas para a população de até 3 salários mínimos.
Palestrantes: ZEZÉU RIBEIRO, Deputado Federal- Autor da Lei 11.888/2008. BERTHELINA ALVES COSTA, Diretora Adjunta de Assuntos Jurídicos e de Estudos Legislativos do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo e Conselheira pela Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas no Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação.
DIA 5 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA | TARDE: 14h às 18h
Tema 7: Assistência Técnica na Prática:
I. Quem pode prestar o serviço
II. Quais serviços de moradia podem ser prestados
III. Como viabilizar os recursos
Palestrantes: NABIL BONDUKI, Assessor para Assuntos Habitacionais da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas. CARLOS AUGUSTO KIRCHNER, Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.
Realização: UNIREGISTRAL – Universidade do Registro de Imoveis
Organização: ARISP- Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo. Amy Cursos Extracurriculares Ltda.
Clique aqui e faça sua Inscrição.
Mais informações:
Uniregistral – Universidade Corporativa do Registro de Imóveis
(11) 3107-2531 ou envie um e-mail para contato@uniregistral.com.br
www.uniregistral.com.br












A matéria impõe um conhecimento legal da legislação e da parte prática, contudo aos moradores distantes como é o meu caso, seria interessante que um curso on line fosse disponibilizado, inclusive para Comarcas pequenas um custo mais leve.Contudo cumprimento a iniciativa.Nevany
Olá, boa noite.
Concordo plenamente com a Nevany; achei a ideia muito legal.
BENEDITO JUNIOR
A questão do direito urbanistico e direito a moradia digna, são garantidos na constituição brasileira, entretanto em matéria de regulamentação desses direitos o brasil agora avança com marcos legais decisivos, mesmo após a lei do estatuto da cidade, os municípios ainda engatinham na garantia desses direitos às camadas de menor influência política no cenário nacional, o Programa Minha Casa Minha Vida, vem resgatar, além das questões quantitativas a qualificação das intervenções urbanas, e trazendo para as discussões marcos legais importantes que favorecem aos gestores municipais implantações de legislações que norteiam os direitos de todos os cidadãos aos serviços públicos com qualidade que produziram cidades legais inseridas no processo de desenvolvimento sustentável.Encontros como este são importantes fóruns de discussões que capacitam equipes municipais a utilização dos instrumentos para desenvolvimento urbano, mas devem ser reproduzidos nas diversas regiões do país.
ESTAS LEIS COM CERTEZA SERÃO UM MARCO NA HISTÓRIA DE TODO O POVO BRASILEIRO, E PRINCIPALMENTE PARA AS CARREIRAS DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS.EU EM PARTICULAR NUNCA CONSEGUI ENTENDER PORQUE A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA TINHA ASSISTENCIA MEDICA E ODONTOLÓGICA GRATUITA, BANDIDO TEM ASSISTENCIA JURÍDICA GRATUITA INDEPENDENTE DO VALOR DA CAUSA, PORQUE OS HONESTOS SO PODEM UTILIZAR A ASSIT. JURÍDICA ATÉ UM DETERMINADO VALOR DE CAUSA. O GOVERNO DISPOE DE ASSISTENCIA SOCIAL, PSICOLÓGICA, E ATÉ OS ANIMAIS TINHAM DIREITO A ABRIGO E VACINA, MAS OS POBRES NÃO TINHAM A ASSISTENCIA DE UM ENGº OU ARQUITETO. PARABÉNS ÀQUELES QUE CONSEGUIRAM APROVAR ESTAS LEIS. MAS GOSTARIA TAMBÉM DE INFORMAR QUE OS PROFISSIONAIS DA PERIFERIA, TAMBÉM GOSTARIAM DE PARTICIPAR DESTE CURSO, PORÉM O CUSTO ESTÁ UM TANTO INVIÁVEL. E A CONTRIBUIÇÃO DESTES PROFISSIONAIS COM CERTEZA SERÁ DE GRANDE VALIA PARA A EXECUÇÃO DESTA LEI, PARA QUE ELA NÃO FIQUE SOMENTE NAS BANCADAS DE DISCUSSÕES, MAS QUE ELA CHEGUE AOS INTERESSADOS. ROSE
quero ser avisada dos proximos cursos
Últimos tweet's
Portal CNJ - Cartórios da Amazônia Legal terão padronização de normas http://t.co/H3iCWdcJ via @cnj_oficial # 21 horas atrás
Nuvem de Tags
AGU Amazônia Legal AnoregSP Antônio Carlos Alves Braga Júnior ARISP averbação Código Civil Café com jurisprudência cartórios Certidão digital CNJ Documento eletrônico Emolumentos EPM Espanha Flauzilino Araújo dos Santos Gratuidades Hipotecas Imóveis imóvel INCRA Informatização Kollemata Marcelo Berthe Marcelo Martins Berthe meio ambiente Modernização Notário Pará Penhora Penhora Online PMCMV Registradores registro de imóveis Registro eletrônico regularização fundiária reserva legal Sérgio Jacomino STF STJ Superior Tribunal de Justiça Sustentabilidade TIC TJSP UniregistralMais Comentados