Emissão e consulta de CCIR pela Internet
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) inaugurou ontem (14/12/09) um novo serviço para os quase 6 milhões de imóveis rurais brasileiros, a Emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) pela Internet.
O CCIR confirma que o imóvel está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e é documento indispensável para transações imobiliárias e crédito bancário.
Antes válido por três anos, em média, o CCIR era enviado para o endereço dos proprietários dos imóveis. Agora o documento será emitido anualmente e apenas pelo site do Incra. Um código de autenticação de fácil consulta pelo Portal do Incra evitará ações fraudulentas.
A emissão será feita com certificado digital. O proprietário que não tiver acesso à Internet deverá procurar a Unidade Municipal de Cadastramento do Incra mais próxima de sua residência para emitir o CCIR. Vinculadas às prefeituras, as UMCs estão presentes em aproximadamente 55% dos municípios brasileiros. O documento também poderá ser emitido em uma das unidades avançadas do Incra no estado ou ainda uma das 30 Superintendências Regionais do Incra, localizadas em todas as capitais do país e nos municípios de Santarém (PA), Marabá (PA) e Petrolina (PE).
Para a emissão do CCIR será cobrada uma taxa de serviços cadastrais, que deve ser paga até o dia 27 de janeiro, nas agências ou terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal, Lotéricas, Guichês Pontos de Venda, Internet Banking e Caixa Aqui. O valor leva em conta o tamanho do imóvel em hectares. Como o CCIR atual vai corresponder aos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009, a taxa será cobrada de acordo com o relativo exercício. Para um imóvel com faixa de área de até 20 hectares, o valor de um exercício fica em torno de R$ 1,40.
Consulta de autenticidade
A autenticidade do CCIR poderá ser checada no site do Incra por cartórios, bancos, tribunais de contas, previdência social, entre outras instituições interessadas, para dar mais segurança aos negócios jurídicos, como transações de imóveis rurais e financiamentos bancários.
Emissão e consulta do CCIR
Emissão do CCIR via web�
Consulta Autenticidade do CCIR
(Fonte: Incra)











Boa ferramenta para a hora certa……
Sou escrevente de notas e enfrentamos grande dificuldade na hora de se lavrar escritura de imóvel rural. Aqui no litoral sul paulista temos grande àrea rural, porém a maioria não regularizada. Para lidar com o Incra não basta boa vontade. Parabéns ao Incra por essa atitude inovadora. Parabéns à Arisp, sempre à frente de nosso tempo.
Uma noticia muito excelente, pois é importante que os nosso Imoveis continue atualizados, porque o CCIR é documento indispensável no ato de qualquer transação comercial e faz parte em tudo. Parabens.
Fátima
Gostaria de receber o CCIR de 2003/2004/2005, pois ja chegou apos o vencimento e não tivemos como pagar, como fazer?
Fazenda Angical
Nilo Correia NUnes – CPF 062.587.601-63
Muito boa esta ferramenta, aprovado
Matérias como esta devem ser destaque nas páginas ligadas aos notarios, registradores imobiliários e corretores de imóveis.
A tempo que estavamos aguardando este orgão entrar na era eletronica, foi valido, como tudo tem seu tempo, este veio em boa hora.
Desde de 1978 sempre tive envolvido na utilização desse documento. E agora essa noticia é dez, porque vai facilitar a realização de varias transações por todo o Brasil, seja de alienações ou finaceiras, os detentores por sua forma, sabendo desta maneira de por mão em seus CCIRs, sinceramente ficarão muito agradecidos.
Todos os numeros de codigos que digitei não forão compativel para que eu conseuise tirar a CCIR através da internet qual e realmento o numero do codigo do imovel,onde eu encontro ele nos documentos ou e um numero que tenho que cadstrar ainda.
Att: Ildemarco
Gostei muito pois sempre precisamos deste documento.
abraços
sinval
parabens pela brilhante ideia de colocar à nossa disposição esta informação… é mui relevante sobretudo para os pequenos municípios que ainda não dispõe de UMC para auxiliar os pequenos propretários a manter regular os seus cadastros….
Valeu!!! atitudes como essa merecem nosso apreço…
Já não era sem tempo, o INCRA era o único órgão do governo federal que não tinha essa ferramenta. Valeu
obs: o tempo que foi deixado para opreechimento dos campos é muito pouco
Parabéns ao INCRA por mais esta grande inovação que visa facilitar nosso trabalho na hora de fazermos escrituras, forte abraço aos colegas registradores e membros da ARISP com um 2010 com muitos registros.
Parabéns por esta iniciativa, só faltava esta certidao via internet para levantamento do imóvel rural e efetivar as transacoes, agilizou……
Possuo três pequenas propriedades rurais, em razão disso providenciei a emissão do CCIR relativo a cada uma delas e seus respectivos valores já devidamente recolhidos no local recomendado. Contudo, quando procurei averiguar a sua autenticidade, encontrei a seguinte mensagem:”DADOS INFORMADOS DIVERGENTES COM O CADASTRO. FAVOR INFORMAR AO INCRA QUANTO A ESSA DIVERGÊNCIA”. O que devo fazer, uma vez que os dados utilizados estão acordes com os registros cadastrais em meu poder ?
Parabenizando o orgão pela feliz iniciativa, AGUARDO INFORMAÇÕES.
Marígenes
Estou tentando tirar os boletos para pagar e só da código invalidos como
devo proceder para fazer os pagamentos.Pois o ultimo pagamento foi 2003-2004-2005.Gostaria de ter um retorno para fazer meus pagamentos.Obrigada
sou proprietário de 275 hec de terras em una bahia e há mais de 1 ano procurando o meu ccir para pagar. disseram que entregariam em janeiro e até agora nada. entrei sem querer na internet e deram somente ate dia 28 para pagar mas estava na fazenda e só voltei hoje. no boleto diz para não receber depois do dia 28 de janeiro. como que eu faço para pagar o CCIR ? grato, joão carlos
este foi muito bom, pois facilitou muito a vida do agricultor e das pessoas que resolvem este tipo de documento, muito muito bom mesmo.
Gostei muito do site, agora ficou bem mais facil ter o CCIR, só que não sabia que fiquei aguardando até final de janeiro e só hj depois de consultar a internet que soube q poderia ser impresso atraves da internet….obrigado a todos excelente trabalho
Gostaria de receber o CCIR de 2006/2007/2008/2009, pois não consegui pela internet imprimir o certificado para pagamento referente a Fazenda Paulistana cuja o CCIR é de nº 409049250279-4
Arnaldo Mendes de Almeida CPF: 299526037-20
Parabéns pelo serviço de emissão do CCIR – via internet.
gostaria de saber qdo o site do incra vai voltar a funcionar pois tive que me deslocar pra outra cidade pra mim ver se conseguir emitir o ccir que esta com problema no cadastro e chegando la o sistema estava em manutençao hj novamewntwe nao consegui sendo que na minha cidade o funcionario se aposentou e nao tem ninguem para substituir
e muito legal isso ajuda muitos com suam partipacção com os seus leitores de visualização que vao fazer isso mas como eu sou de menor vou tenta para 2025 depois de olimoiaas aqui no brasil.espero que isso de certo e venha mais vezes
OBRIGADO
VINICIUS PEREIRA GAIZA
gostaria saber como posso emitir ccir 2003-2004-2005,pois foi feita a venda de uma terra que estava no nome de meu,mas so que ele faleceu tres dias apos que foi feita a venda não tempo de meu assinar nada,agora sou iventariante decretado pelo juis,no proçeso do enventario,agora o comprador que registrar a escretura e o cartorio esta pedindo o ccir,não eswtou conseguindo emitir pela internete,por favor me ajude o que faser,entre contato tel-066.99823956 ou msn casamba2009@hotmail.com,obrigado.urgente.
estou tentando ver minha situação com o CCIR, e não consigo via internet, estou fazendo uma transação com o imovel e preciso da certidão do CCIR, e não sei se esta em dia.
nº8140160182445 – cpf 465169219-20 ” Favor urgencia ”
Att.
Altair
não consigo tirar o ccir da sempe a mensagem de codigo errado e estou tirando os dados de uma guia anterior.
codigo do imovel é 0000277826968
Vocês estão de Parabéns pela emissão de CCIR pela internet, pois era a maior dificuldade em adquirir este documento, infelizmente os UMCs das Prefeituras fazem a maior polêmica e muitos rodeios, pois acho que não são pessoas qualificadas para o setor e sim indicados por Políticos do município. Sou proprietária de Escritório de Prestação de Serviços na Cidade de Livramento de Nossa Senhora – Bahia.Lia. Parabéns ao INCRA.
Não sou proprietário de imovel rural,sou técnico contdor CRC 69.238-SP,há mais de trinta anos, mas acompanho as dificuldades que os agricultores encontravam em obter os documentos,neste caso o CCIR um documento de muito valor e sempre solicitado, para quaisquer informação de vinculos responsável.
Parabens aos idealizadores do movimento.
o incra hoje demostra maturidade em forma de emissão do ccir via internet, claro que a resposabilidade desta instituição é grande mais a qualidade do serviço é de grande teor, fico muito contente com a faciliade hoje de termos um serviço de qualiade em nosso pais por um orgão público. Muito obgrigado. elias nunes
Ótimo,exelente, este sistema só facilita avida de todos nós,o nosso país precisa de pessoas assim. Só posso dizer parabéns ao Incra e que este sistema seja copiado pelo os outros orgãos públicos.
Parabéns por este serviço tão perfeito e maravilhoso, estranhei por não receber nada mais de documentos pelo correio como antes recebia, resolvi procurar sobre débitos de nossa pequena propriedade e graças a este serviço tão valioso consgui imprimir e saber dos meus débitos, agora vou procurar o ITR, sei que também estão atrasados, mas tenho certeza q acharei.
Desde já meu muito obrigado e que cntinuem sempre assim facilitando as coisas pra nós. Deus abençoe todos vocês.
Com referência ao CCIR precioso parabenizar a instiuição pela eficiência. Entretanto como proprietário rural e técnico na área rural, não poderia dizer o mesmo sobre o georeferenciamento. Na superintendência de Goiás estamos com processos com um, dois três ou mais anos sem certificação e as vezes passa-se mais de ano para se fazer uma análise de um processo.
Pensamos que assim, poderemos ter até mesmo um retrocesso na lei 10.267.
Por favor nos ajudem!
Gostaria de tira a CCIR, através da internet, mas não tenho o código do imóvel como faço para conseguir.
Como faço para transferir, o CCIR para o meu nome. Pois, ainda está no nome do ex-proprietário. Sugiro se viável, que a alteração de propriedade no CCIR seja feita diretamente pelos tabelionatos na ocasião da escritura.
Parabéns pela facilidade! Consegui a emissao “facinho”! obrigada!
ESSA FOI A ULTIMA MELHOR NOTICIA DO ANO. QUE DEUS ORIENTE SEMPRE PELO MELHOR PARA TODOS.PARABENS INCRA E ARISP, POR FACILITAR NOSSO TRABALHO DE NOTARIOS E REGISTRADORES. TAILÂNDIA-PARÁ
Parabéns, tudo o que é feito para ajudar os agricultores é sempre, bem-vindo.
Sou cordenador do PNCF e emissão do CCIR no Município, gostaria de receber treinamento e após credencial para cadastro e recadastro do Incra, que não tem em nosso município, agricultores reclamam no PNCF e outros. Na ocasião da escritura, é necessário o Incra anterior e na sequência o cadastro novo e recadastro do remanescente. Prefeitura M. Ar.do Tigre, RS (Sec. de Agricultura).13/04/11
Gostaria de saber se ainda é possivel tirar 2ª via do CCI “QUITADO”
Preciso fazer uma retificação no CCIR, em virtude de ter ocorrido nova medição da área. Tal alteração já foi registrada no Registro de Imóvel, porém a contadora não observou essa alteração quando emitiu o CCIR relativos aos anos 2006/2007/2008/2009, fazendo constar a área antiga.Porém, no ISTR a mudança fora feita.
Como devo proceder para retificar a área constante no CCIR, onde ir? Quais documentos devo apresentar? Enfim, todas as informações necessárias para que seja retificado o documento em questão e se também posso fazer isto pela internet.Muito obrigada!
eu poso ver o ccir cem o codigo das areas cadastradas(numero do codigo) obrigado
PEDI PARA VOCES DO INCRA ISSO JÁ FAZ 1 ANO E MEIO OPTU DO IMOVEL DO MEU TIO SITUADO NA RUA SEBATIANO FESTA DE PROPRIEDADE DE ARLINDO FERREIRA DA SILVA. TENTO ENTRA NO SAITE DE VOCES E NÃO CONSIGO TEM COMO SABER COMO ESTÁ O PROCESSO DELE CODIGO DO PEDIDO Nº 638358090158-0 – CPF DELE 697.967.508-72
NAO ESTOU CONSEGUINDO EMITIR O CCIR POIS PEDE A UF DO IMOVEL E NAO HA CAMPO PARA PREENCHER . ALGUEM PODE ME AJUDAR . PRECISO DO DOCUMENTO URGENTE PARA REGISTRO E HERANÇA RECEBIDA
Não tô conseguindo emitir o CCIR pela internet.Preencho os dados que me pede,ai qdo clico em avançar,me pede a UF da sede do imóvel,sendo que não tem esta opção no preenchimento.O que estou fazendo de errado?Me ajudem por favor.
Grato!
Olá, estou tentando tirar o ccir de 2010 e 2011 mas na hora que eu digito o código do imóvel rural diz que o número é inválido, será que você poderia me esclarecer esta dúvida?
Código do imóvel – para se obter o CCIR na internet, é solicitado este código. Onde encontrá-lo, uma vez que o código do INCRA 3030…..165-5 não é válido. O Nirf da Receita Federal também não é aceito. Por que tanta buracracia?
Queria saber que dia estará disponivel a CCIR dos anos de 2010 e 2011 ?
Estou precisando do ccir onde posso retirar? Na receita federal ou na prefeitura da minha cidade? Me informem, por favor, não consigo pela internet. Obrigada!
Parabéns pelas atualizações e informações que chega através deste site do CCIR! Pois assim diminuindo a burocracia e aumentando a eficácia da desburocratização, poderemos em breve ser ponta da lança na agricultura moderna no campo e nas entidades governamentais.
Esse processo de arecadação é muito bom, pois viabilisa com muita rapides e eficiência os documentos .
Estou tentando fazendo uma consulta CCIR sem obter sucesso. No espaço CPF não registra o numero e não existe a tecla AVANÇAR na página. Como faço, tenho que me dirigir a que setor. Me situo na cidade de Quissamã, RJ, distante 90 km de Campos e 260 km da capital Rio de Janeiro.
Olá, bom dia! tudo bom? Eu gostaria de saber sobre o imóvel rural que esta registrado no incra em nome de Gabriel Camilo Ribeiro. Na verdade ele é o herdeiro na quantia de 9,6 Ha. Se puderem retorna fico agradecido! Meu hotmail é diaconozeferinoribeiro@hotmail.com na localidade de Rio Corrente em Irati-PR.
Solicito informaçoes sobre o doc, Indentificaçao de atualizaçao cadastral,tenho comprovante de entrega e notificaçao.Meu cpf e 265.275.706.78
Olá, Bom Dia!
Só agora tomei conhecimento da obrigatoriedade de renovar o CCIR anualmente, como sou cadastrada no incra e na Receita Federal com número 2879490-7 e 3164866-5 respectivamente no Incra 5210190172212 e 521019025720-0, tentei no site tirar CCIR sem sucesso, estou em Nova Iguaçu, aonde me dirigir para atualizar meu cadastro e obter CCIR?
Bom Dia!
Tentei tirar meu CCIR pela internet e dá número inválido, já a certidão do ITR tirei com sucesso, mais CCIR não, meu número do Incra é e da Receita é 2879490-5 CPF 09943986700.
Como faço para transferir o CCIR para o meu nome? Ele ainda esta no nome do ex-proprietário. Obrigado!
Gostaria de saber se o meu pai está cadastrado no Incra para ganha terra. Como faço?
Gentileza me informar se o CCIR ano 2010/2011/2012 está disponível para pagamento, é obrigatório fazer o certificado digital? O último que paguei é referente a 2006/2007/2008/2009…
Aguardo resposta…
Grato
Ademar
Por favor, preciso saber do processo do meu tio. Ele não tem IPTU do imóvel, estamos tentando tirar aí com vocês desde maio de 2010, e até agora não tivemos nenhuma notícia. O nome dele é Arlindo Ferreira da Silva – No Quadro 03, o n° do Código é 638358090158-0 e o CPF é 697.967.508-72. Por favor, como está o caso dele? Pois eu não consigo acessar o site de vocês para ver como anda. Grato, Antônio.
Olá Antônio. Este site é um veículo de informação e interatividade da ARISP – Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo.
A informação que você deseja deve ser obtida no INCRA, em São Paulo o telefone é 11-3823-8500 e em Brasília 61-3411-7474.
Para resolver o problema do UF é só apertar a tecla TAB no código do imóvel.
Boa tarde a todos! Não consigo olhar a minha situação com relação ao CCIR pelo site. Quais são os caminhos e as janelas que preciso acessar?
Boa noite! Quero saber qual data será liberada para emissão DO CCIR 2010 – 2011 – 2012? Obrigada pela Atenção
AGUARDO POR E-MAIL
Por Prof. Domingos Reis Peres de Moraes.
Boa tarde! Quero saber qual data que será liberada a emissão DO CCIR 2010 – 2011 – 2012, do Sr. Zany Alves de Carvalho port. do cpf. 053.154.251-34? pois no sit não consigo ver, pois so sai o de 2009 , ja quitado, os pendetentes não é possivel abrir para imprimir os boletos pra efetuar os pagamentos.Obrigada pela…
Em janeiro de 2012 fiz um pedido de transferência de titularidade na Superintendência Regional em Salvador-BA. Até a presente data fui informado por um dos atendentes daquele orgão que até ontem, 16/05/2012, ainda não havia digitado para o CCIR possa ser disponibilizado na internet.
Peço providências no sentido de viabilizar a necessária ditação.
Últimos tweet's
Processo 583.00.2008.189622-9 - emolumentos - condomínio http://t.co/x6sgV2jf # 15 horas atrás
Nuvem de Tags
AGU Amazônia Legal AnoregSP Antônio Carlos Alves Braga Júnior ARISP Café com jurisprudência Cartório Cartório de Registro de Imóveis cartórios cartórios extrajudiciais Certidão digital CNJ Documento eletrônico Emolumentos EPM Escola Paulista da Magistratura Flauzilino Araújo dos Santos Gratuidades Imóveis imóvel Informatização Kollemata Marcelo Berthe Marcelo Martins Berthe meio ambiente Notário Notários e Registradores Ofício Eletrônico Pará Penhora Penhora Online PMCMV Registradores Registradores de Imóveis registro de imóveis Registro eletrônico regularização fundiária reserva legal Sérgio Jacomino STF STJ Superior Tribunal de Justiça Sustentabilidade TJSP UniregistralMais Comentados